22 de fevereiro de 2013

O menino do pijama listrado - Livro

Oi pessoal, tudo bem? 
Demorei um pouquinho pra aparecer por aqui porque estava correndo com coisas da faculdade...

Vou falar um pouquinho de um livro que tinha muita vontade de ler, e acabei me aventurando depois que minha ex professora de história comentou dele. Que livro? O menino do pijama listrado.



Título: O menino do pijama listrado
Título Original: The boy in the striped pyjamas
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 200













Resenha + Crítica:
O livro conta a história de Bruno, um garoto de 9 anos que mora em Berlim - Alemanha, mas decorrente do emprego do pai, tem que se mudar para a Polônia, deixando seus amigos e sua casa. Sua nova casa é aparentemente um pouco excluída de tudo, o que torna meio difícil para o menino arrumar alguém para brincar - já que sua irmã por ser um pouquinho mais velha não quer... se enturmar com um 'pirralho'. Mas não é isso que perturba o garoto. Dá janela de seu quarto ele consegue ver pessoas... até crianças! Vestidas de uma forma engraçada. Elas usam pijamas! Pijamas listrados! Mas por que, com tantas crianças do outro lado da cerca que divide sua casa daquele lugar, ele ainda não conheceu nenhuma? Sendo assim, num belo dia, Bruno decide vasculhar a cerca, afinal, deve ter uma porta lá, caso contrário, como seu pai e os guardar conseguiriam atravessá-la sempre que queriam? 
Após andar por muito tempo, Bruno encontra alguém do outro lado, parece uma criança... É um menino, mas ele é bem diferente de Bruno. Ele não aparenta ser nada saudável, tem uma cara esquelética e com cor de doente... Que estranho. O menino de nome Shmuel é um judeu e ambos descobrem que nasceram no mesmo dia. O livro fala da amizade dos dois garotos, sendo um filho de nazista e outro judeu. Nos mostra como a inocência da criança é uma coisa bonita e deveria ser bem mais apreciada. 
Uma passagem que me marcou muito, é quando Bruno pergunta a Shmuel o que é o símbolo no bracelete em seu braço - a estrela de David símbolo Judaico - e o menino responde que todos do seu lado da cerca tem o mesmo símbolo. E Bruno inocentemente fala do símbolo que seu pai carrega no braço - a suástica. Eles aparentemente não tem muita ideia do que essa amizade pode significar.
A história é muito bem escrita e com um final realmente emocionante. É um livro que todos deveriam ter a oportunidade de ler pois aborda vários temas: a amizade, a inocência da criança, a 2ª Guerra Mundial, o holocausto, entre outros.

Quem já leu o livro aprovou a leitura? Quem não leu, tente ler, vale muito a pena, é um livro realmente tocante. 

PS: Há também um filme, o qual ainda não tive a oportunidade de ver, mas assim que o vir, posto uma resenha aqui no blog.

Kelly Miranda

4 comentários:

  1. Estou lendo esse livro! Na verdade, eu tinha começado a lê-lo no ano passado, mas aí surgiram outros livros e acabei largando esse. Agora voltei a ler, e espero conseguir terminá-lo em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história bem envolvente, você consegue sim ^^
      Beijos Kelly

      Excluir
  2. Adorei a resenha, Kelly! Esse livro estava na minha wishlist há algum tempo, mas acabei esquecendo dele, agora vou voltar á caça! hahaha
    Me interesso muito por assuntos/livros dessa época! :D
    Beijocas!

    PiinkCookie.blogspot.com ♥ Participe do sorteio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Paula ^^ se você gosta procura pelo livro "Maus" - o livro todo é em quadrinhos (tem umas 300 páginas se não me engano) e conta a história de um homem que foi pros campos de concentração. Eles retratam judeus como ratos, nazistas como gatos e essas coisas, é bem legal, vale muito a pena ^^

      Excluir

Deixe sua opinião!