19 de janeiro de 2013

Dicas - Livros Infantis

Oi pessoal, tudo bem?

Para alguns esse post pode parecer meio sem noção. Mas a questão é que gostaria de mostrar para vocês que livros infantis podem ser muito mais conteudistas e legais do que num primeiro momento possam parecer.
Esse dois livros que venho apresentar hoje a vocês eu conheci através do meu irmão, já que ele teve que lê-los na escola. Me interessei e acabei adorando a leitura. Espero que como eu, vocês também tenham a oportunidade de mergulhar de cabeça nas histórias. E, para quem se acha bem crescido e maduro para isso, mas que tem crianças e jovens em casa, apresente para eles. Tenho certeza de que não será uma perda de tempo.

Título: BGA o bom gigante amigo
Editora: 34 ltda.
Autor: Roald Dahl
Páginas: 285


“Imagine só você sendo raptado no meio da noite da sua cama quentinha e confortável por um estranho ser de oito metros de altura vestido com uma enorme capa preta. Quando Sofia, uma garotinha órfã de oito anos, passa por esse momento terrível, pensa que será devorada em seguida. Mas o sequestrador não passa de um gigante sensível que se transforma em seu grande amigo. Juntos, eles terão de bolar um plano maluco e infalível contra os outros monstros habitantes da deserta e longínqua Terra dos Gigantes, que se divertem todas as noites comendo seres humanos do mundo inteiro. Nessa fantástica aventura, em que até a Rainha da Inglaterra será uma aliada, eles viajarão por mundos encantados e estranhos como a Terra dos Sonhos onde o Bom Gigante Amigo, ou BGA, caça sonhos dourados para soprar no quarto de criancinhas adormecidas.”

Crítica:
A escrita é bem legal e fluida. Os gigantes do livro têm nomes “assustadores” como Comecarnecrua e Agarramigo, por exemplo, e todos eles possuem certa dificuldade para falar, então falam muuitas palavras erradas, o que dá certo humor ao livro.
É um livro muito gostoso e engraçado de ler. Não é por ser um livro infantil que deve ser completamente vetado da leitura de pessoas mais velhas por exemplo. Possui grande quantidade de páginas, o que pode ser um pouco assustador para os leitores mirins, mas isso é compensado pelo fato de: o livro ser pequeno, as letras serem grande e haver algumas imagens espalhadas pelo livro.


Título Original: Pippi Langstrump
Autora: Astrid Lindgren
Editora: Schwarcz
Páginas: 156
“Sua heroína é uma menina de nove anos incrivelmente forte – capaz de levantar um cavalo – que não tem pai nem mãe e mora sozinha, mas feliz da vida. Ela mesma faz suas roupas – bem esquisitas – e as comida – biscoitos, panquecas e sanduíches. Píppi Meialonga é destemida e sapeca, e lembra a boneca Emília do Sítio do Pica – Pau Amarelo, para quem nada é impossível. Sempre com uma resposta na ponta da língua, ela inventa histórias o tempo todo e tem total confiança em si mesma. Dá uma surra em cinco meninos brigões, engana policiais que querem leva-la para um lar de crianças, e põe dois ladrões a correr e enfrenta um toura a unha.
Nada convencional e um tanto anárquica, causa espanto e confusão por onde passa, seja na escola, no circo ou na casa dos vizinhos tradicionais. Para ela, o mundo é uma grande brincadeira e até mesmo diante de um incêndio ela não perde a clama e descobre uma maneira engenhosa e divertida de salvar as pessoas. Enfim, Píppi é uma menina encantadora, que realiza os sonhos de liberdade e aventura de todas as crianças.”

Crítica:
Píppi é uma garotinha serelepe que vive se metendo em confusões que geram muitas risadas ao leitor. Esse tipo de livro é muito bom porque mostra a inocência da criança de uma forma pura e simples. É uma garota sem pais e que vive alegre no mundo com um macaquinho e um cavalo de estimação, cuidando da casa e de si mesma.
Possui algumas imagens e uma linguagem bem fluida e de fácil entendimento já que é voltado para o público mais jovem.
Píppi Meialonga pelo que eu estava pesquisando também possui uma adaptação cinematográfica. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de vê-lo, mas se alguém viu e gosto, me conte.

Espero que tenham gostado das dicas. Recomendam algum livro infantil que tenha chamado sua atenção de uma maneira especial?

Um grande beijo
Kelly Miranda



2 comentários:

  1. Nunca li nenhum, mas o gênero não me interessa muito!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito legais as dicas! Gostei do primeiro, vou procurar!
    Não leio muito livros infantis, então nem tenho nada pra indicar aqui T-T
    Beijocas!

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião!